Cart 0

Somos Ogum’s

A Editora Ogum´s abriu suas portas em dezembro de 2014. Sua estreia foi com a Coletânea Poética Ogum´s Toques Negros, livro que rompe com padrões seguidos por outras publicações coletivas de escritorxs negrxs e chega ao mercado editorial com poesia negra de homens e mulheres, gays e lésbicas, tradicionalistas e modernosos. De lá pra cá, apesar do pouco tempo, muita coisa foi escrita e editamos e imprimimos 10 livros em menos de dois anos.

Infelizmente, a Editora Ogum´s nasce da falta. Da falta que sentimos ao entrar numa livraria de médio ou grande porte e não encontrar talentos como Conceição Evaristo, Oswaldo de Camargo, Geny Guimarães, José Carlos Limeiras e tantxs outrxs que, há muito, se dedicam à arte e o exercício da escrita; ao desafio da linguagem.
Nasce da falta de vergonha do país, que responde aos jornais internacionais, justificando a ausência de escritorxs negrxs na Feira de Frankfurt em 2013 (quando a diversidade brasileira era tema) se deve à falta de autorxs negrxs no mercado, quando quase vinte anos antes, era lançado o livro Schwarze Poesie (Ed. Dia/Koln, 1988), organizado por Moema Parente Augel e naquele ano, 2013, devido ao sucesso de vendas que foi no passado, estava sendo lançado na versão e-book.

A Editora Ogum´s nasce para contribuir com a interdição ao epistemicídio; impedir que sejamos apagadxs do mapa das letras. Negras e negros brasileiros escrevem há muito tempo. Não, não começamos a escrever a partir das ações afirmativas, como “ignorantemente” respondeu uma ministra brasileira. Temos Maria Firmina dos Reis, Luís Gama, Machado de Assis, Cruz e Souza, Ruth Guimarães, Carolina Maria de Jesus e tantxs outrxs como prova irrefutável do nosso fazer literário. Independente das condições. Dos contratempos.

A Ogum’s nasceu para seguir e dar caminhos para uma vertente literária que a todo tempo é demandada uma explicação para a sua existência. Não vamos explicar. Quem quiser que se debata sobre essa questão. Não somos Sta. Luzia. A Ogum´s não é somente uma editora baiana, nordestina, negra e brasileira. Somos inegavelmente diaspóricos. A Editora Ogum´s nasce tendo como missão, publicar prioritariamente escritoras negras e escritores negros do Brasil e diáspora africana. E assim seguimos. Temos novidades, outras, a caminho. Mantenha-se conosco.